CMEI DALAGASSA

CMEI DALAGASSA

O CMEI Dalagassa localiza-se na Rua Matheus Luiz Dalagassa, 290 – Bairro Tatuquara, fone - 3265-5754. Funciona das 07h às 18h de segunda a sexta-feira. Foi inaugurado no dia 22 de junho de 2001 com fundos do Instituto Pró – Cidadania (que o administrou de 2001-2002) e a Prefeitura Municipal de Curitiba com recursos do Governo Federal.
Já em 2003 passou para competência da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e atende a comunidade da Vila Pompéia, Terra Santa, Dalagassa, Santa Luzia, Zanon, Gralha Azul, num total de 150 crianças de 3 meses a 5 anos.
O trabalho realizado no CMEI visa o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, social, psicológico e intelectual complementando a ação da família e da comunidade, sendo que o cuidar e o educar são ações indissociáveis.

CONHEÇA TAMBÉM UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO TATUQUARA:

"Tatuquara" é um termo tupi que significa "toca de tatu", através da junção dos termos tatu ("tatu") e kûara ("toca").

É conhecido por possuir, em seu território, a central de abastecimento inaugurada em 8 de Agosto de 1976. O bairro, porém, só começou a receber grandes investimentos e infraestrutura básica a partir de 1993, quando a Companhia de Habitação Popular de Curitiba passou a direcionar seus projetos habitacionais para o bairro, constituindo grandes conjuntos habitacionais, como as vilas Santa Rita, Jardim da Ordem, Santa Cecília, Moradias Monteiro Lobato, Moradias Paraná, Vila Evangélica, Vila Pompéia, Jardim Ludovica, Moradias Timburi, dentre outras. Hoje, conta com uma infraestrutura completa, com postos de saúde, armazéns da família, sacolão da família, liceu de ofícios, farol do saber, creches e várias escolas. O Tatuquara é um dos bairros mais populosos da cidade e faz limite com o município de Araucária, Pinheirinho, Umbará, Campo de Santana e Cidade Industrial. O Rio Barigui é o ponto que marca a fronteira entre o bairro e o município vizinho. Em breve, será construído a Regional do Tatuquara, a Rua da Cidadania, um posto de saúde 24 horas e o terminal de ônibus do Tatuquara. Vale ressaltar que faz parte da Regional do Pinheirinho.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um pouco da integração com as famílias

Em nosso calendário são previstas reuniões com as famílias, dentro do princípio da Ação Compartilhada da Rede Municipal de Educação de Curitiba, em que a Educação Infantil é complementar à da família. 

 Para Szymanski (2007, p. 128), “A família precisa estar preparada para oferecer condições aos filhos para que estes cumpram as expectativas da escola.

De acordo com o Manual Parâmetros e Indicadores de Qualidade,

considerando que a responsabilidade pela educação das crianças é compromisso da família e da sociedade, é fundamental reunir as equipes de profissionais, as famílias e as instituições da comunidade para refletirem sobre a educação infantil, a partir dos indicadores de qualidade que possam auxiliar na definição da qualidade que se espera para esse nível educacional (CURITIBA, 2009, p. 3)
 
De acordo com este documento:

a)nossas crianças têm o direito a um espaço organizado, aconchegante, seguro e desafiador, durante a sua permanência no CMEI;
b) nossas crianças têm direito a brincadeira;
c) nossas crianças têm direito à alimentação saudável;
d) nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade;
e) nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade;
f) nossas crianças têm o direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
g) nossas crianças têm o direito a serem educadas por profissionais qualificados;
h) nossas crianças têm o direito a um espaço de convivência democrática. 

Na última integração JULHO/ 2012, os pais foram recepcionados com jogos, contação de histórias, explicações sobre as rotinas nas salas,brincadeiras diversas e receberam atenção dos educadores na leitura e repasses por conta da entrega dos pareceres do primeiro semestre acompanhados de um lanche gostoso!! Confira algumas fotos abaixo:
A educadora do Berçario II reproduz com as mães algumas atividades que faz com as crianças
cantar e brincar
Abaixo a educadora Eizandra do Berçario I explica a rotina da sala aos pais e repassa alguns avisos
Os pais ficam interessados com os filhos no colo
No Maternal III os pais recebem os pareceres dos filhos

 Professora orienta os pais no jogo do boliche a contagem dos pontos junto as crianças


 No Pré
 os pais jogam boliche

Capricham ao olhos dos filhos que vão contando os pontos dos pais

No refeitório os pais do Maternal I assistem a um video especial!
O lanche estava uma delicia!!
Como os pais podem ajudar na transição do CMEI para a Escola?
Os pais do Maternal II
Os pais fazem uma leitura atenta!
O educador Michel do Maternal III faz repasses sobre a integração aos pais
Os pais do Maternal II se preparando para a brincadeira da cadeira




As crianças do Pré anotaram o número de pinos que os pais derrubaram no Jogo de boliche em uma de nossas integrações.










Nenhum comentário:

Postar um comentário