formação em serviço que ocorre nas permanências, reuniões pedagógicas, integrações com as famílias, oficinas e leituras de títulos, entre outros, visa aprimorar a práxis dos profissionais do CMEI Dalagassa, para que nosso trabalho se reverta na excelência do atendimento às crianças e suas famílias.
Alessandra de F. Borges Gomes (pedagoga)
Para nossa reflexão, vamos ler uma história contada pelo educador Paulo Freire, intitulada "O barqueiro"
Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que
atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam
um advogado e uma professora.
Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
- Não – responde o barqueiro.
E o advogado compadecido:
- É pena, você perdeu metade da vida!
A professora muito social entra na conversa:
- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
- Também não – responde o remador.
- Que pena! – condói-se a mestra – Você perdeu metade da vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta:
- Vocês sabem nadar?
- Não! – responderam eles rapidamente.
- Então é uma pena – conclui o barqueiro – Vocês perderam toda a vida!
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”.
(Paulo Freire)
Tematização de prática: a pedagoga Alessandra propôs ao grupo do Maternal II que assistissem um video de sua turma na proposta de cantos, orientados por uma pauta com critérios. No entanto, as educadoras é que analisaram o vídeo emitindo opiniões sobre os critérios apontados.
No dia 12 de Setembro fizemos uma tematização de prática com a turma do Maternal II
Assistimos a um vídeo de uma situação em sala e discutimos em cima de uma pauta específica.Foi um momento de reflexão que nos traz novos desafios!
Abaixo há fotos de reuniões em que o grupo discutiu vários textos, vivenciou dinâmicas e debateu temas oriundos ao estudo da área de formação específica, no caso, Relações Sociais e Naturais, por ocasião da Semana Pedagógica 2012
Fomos fazer uma reflexão na area externa do CMEI, observar o que normalmente não prestamos atenção!
As educadoras apanharam flores. Você sabe que flor é esta?
Debates acalorados e
troca de opiniões
Os grupos discutem sobre materiais apanhados no passeio - pedras, flores...
Assistimos a um vídeos educativos e ao filme indiano - Como estrelas na Terra
Durante a semana muitos textos foram estudados nos grupos
Dinâmica quebra - gelo com as duplas de educadoras Elizandra e Regina
Rosi e Marlene
Filimon e Sandra
Elizete e Jaqueline
O trio Maria Eliane,Cleonice e Helen
Lessandra e Alaide
Suzy e Camila
Andre a Michel
Rosângela e Eliana
Alessandra e Sônia( diretora)
A pedagoga Alessandra explicando o andamento dos encontros na SEP 2012
Abaixo
confira as fotos de algumas reuniões realizadas ao longo do primeiro semestre de
2012, enfocando, sobretudo, a área de formação Conhecimento Matemático
As
educadoras foram convidadas a participar de uma oficina de jogos confeccionados pela pedagoga. Lessandra e Alaide jogam o Jogo da Velha
As educadoras experimentam o jogo da pescaria e o de percurso.
As educadoras passam em grupos, em forma de
rodízios, pelas mesas com jogos e vivenciam situações de jogos, refletindo a importância deste recurso para a aprendizagem da criança em diferentes contextos, como o trabalho coletivo, empatia frente as dificuldades alheias, esperar a vez, aprender a não ser o "vencedor" sempre, entre
outros.
Fechamos nossa discussão com debates e avaliações
do encontro a fim de propiciar que todos tenham vez e voz para rever aspectos
que precisam melhorar ou manter os satisfatórios.
Parabéns Equipe do CMEI Dalagassa, sabemos do comprometimento e empenho de vocês com um trabalho de qualidade. O blog está muito bom!
ResponderExcluirUm abraço!
Obrigada a vocês pelos excelentes encontros de formação. Abraços
ResponderExcluirParabéns pelo lindo blog e excelente trabalho! Ótimas ideias compartilhadas que ajudam outras professoras a melhorarem a prática pedagógica!
ResponderExcluirObrigada Iascara, fique sempre à vontade para opinar e sugerir. Abraços
Excluir