CMEI DALAGASSA

CMEI DALAGASSA

O CMEI Dalagassa localiza-se na Rua Matheus Luiz Dalagassa, 290 – Bairro Tatuquara, fone - 3265-5754. Funciona das 07h às 18h de segunda a sexta-feira. Foi inaugurado no dia 22 de junho de 2001 com fundos do Instituto Pró – Cidadania (que o administrou de 2001-2002) e a Prefeitura Municipal de Curitiba com recursos do Governo Federal.
Já em 2003 passou para competência da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e atende a comunidade da Vila Pompéia, Terra Santa, Dalagassa, Santa Luzia, Zanon, Gralha Azul, num total de 150 crianças de 3 meses a 5 anos.
O trabalho realizado no CMEI visa o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, social, psicológico e intelectual complementando a ação da família e da comunidade, sendo que o cuidar e o educar são ações indissociáveis.

CONHEÇA TAMBÉM UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO TATUQUARA:

"Tatuquara" é um termo tupi que significa "toca de tatu", através da junção dos termos tatu ("tatu") e kûara ("toca").

É conhecido por possuir, em seu território, a central de abastecimento inaugurada em 8 de Agosto de 1976. O bairro, porém, só começou a receber grandes investimentos e infraestrutura básica a partir de 1993, quando a Companhia de Habitação Popular de Curitiba passou a direcionar seus projetos habitacionais para o bairro, constituindo grandes conjuntos habitacionais, como as vilas Santa Rita, Jardim da Ordem, Santa Cecília, Moradias Monteiro Lobato, Moradias Paraná, Vila Evangélica, Vila Pompéia, Jardim Ludovica, Moradias Timburi, dentre outras. Hoje, conta com uma infraestrutura completa, com postos de saúde, armazéns da família, sacolão da família, liceu de ofícios, farol do saber, creches e várias escolas. O Tatuquara é um dos bairros mais populosos da cidade e faz limite com o município de Araucária, Pinheirinho, Umbará, Campo de Santana e Cidade Industrial. O Rio Barigui é o ponto que marca a fronteira entre o bairro e o município vizinho. Em breve, será construído a Regional do Tatuquara, a Rua da Cidadania, um posto de saúde 24 horas e o terminal de ônibus do Tatuquara. Vale ressaltar que faz parte da Regional do Pinheirinho.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um pouco da formação no CMEI Dalagassa

formação em serviço que ocorre nas permanências, reuniões pedagógicas, integrações com as famílias, oficinas e leituras de títulos, entre outros, visa  aprimorar a práxis dos profissionais do CMEI Dalagassa, para que nosso trabalho se reverta na excelência do atendimento às crianças e suas famílias.
Alessandra de F. Borges Gomes (pedagoga)

Para nossa reflexão, vamos ler uma história contada pelo educador Paulo Freire, intitulada "O barqueiro"

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.
Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
- Não – responde o barqueiro.
E o advogado compadecido:
- É pena, você perdeu metade da vida!
A professora muito social entra na conversa:
- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
- Também não – responde o remador.
- Que pena! – condói-se a mestra – Você perdeu metade da vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta:
- Vocês sabem nadar?
- Não! – responderam eles rapidamente.
- Então é uma pena – conclui o barqueiro – Vocês perderam toda a vida!
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. 
(Paulo Freire)
  
 Tematização de prática: a pedagoga Alessandra propôs ao grupo do Maternal II que assistissem um video de sua turma na proposta de cantos, orientados por uma pauta com critérios. No entanto, as educadoras é que analisaram o vídeo emitindo opiniões sobre os critérios apontados.

  No dia 12 de Setembro fizemos uma tematização de prática com a turma do Maternal II

 Assistimos a um vídeo de uma situação em sala e discutimos em cima de uma pauta específica.Foi um momento de reflexão que nos traz novos desafios!

Abaixo há fotos de reuniões em que o grupo discutiu vários textos, vivenciou dinâmicas e debateu temas oriundos ao estudo da área de formação específica, no caso, Relações Sociais e Naturais, por ocasião da Semana Pedagógica 2012

Fomos fazer uma reflexão na area externa do CMEI, observar o que normalmente não prestamos atenção!


  
As educadoras apanharam flores. Você sabe que flor é esta?

 
Debates acalorados e
troca de opiniões

Os grupos discutem sobre materiais apanhados no passeio - pedras, flores...

Assistimos a  um vídeos educativos e ao filme indiano -  Como estrelas na Terra

Durante a semana muitos textos foram estudados nos grupos

   Dinâmica quebra - gelo com as duplas de educadoras Elizandra e Regina

  Rosi e Marlene
Filimon e Sandra
Elizete e Jaqueline
 O trio Maria Eliane,Cleonice e Helen
 Lessandra  e Alaide
 Suzy e Camila
 Andre a Michel
Rosângela e Eliana
Alessandra e Sônia( diretora)
A pedagoga Alessandra explicando o andamento dos encontros na SEP 2012


Abaixo confira as fotos de algumas reuniões realizadas ao longo do primeiro semestre de 2012, enfocando, sobretudo, a área de formação Conhecimento Matemático

As educadoras foram convidadas a participar de uma oficina de jogos confeccionados pela pedagoga. Lessandra e Alaide jogam o Jogo da Velha
As educadoras experimentam o jogo da pescaria e o de percurso.

As educadoras passam em grupos, em forma de 
rodízios, pelas mesas com jogos e vivenciam situações de jogos, refletindo a importância deste recurso para a aprendizagem da criança em diferentes contextos, como o trabalho coletivo, empatia frente as dificuldades alheias, esperar a vez, aprender a não ser o "vencedor" sempre, entre
outros.

Fechamos nossa discussão com debates e avaliações do encontro a fim de propiciar que todos tenham vez e voz para rever aspectos que precisam melhorar ou manter os satisfatórios.






4 comentários:

  1. Parabéns Equipe do CMEI Dalagassa, sabemos do comprometimento e empenho de vocês com um trabalho de qualidade. O blog está muito bom!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a vocês pelos excelentes encontros de formação. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo lindo blog e excelente trabalho! Ótimas ideias compartilhadas que ajudam outras professoras a melhorarem a prática pedagógica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iascara, fique sempre à vontade para opinar e sugerir. Abraços

      Excluir